Confraria do Jornalismo

sexta-feira, abril 20, 2007

O troco do Carlino

Abri o caderno que usei nas férias e vi, num canto, uma anotação de um post para o blog. Nem me lembrava mais.

Há um jornal italiano que se chama "Il resto del Carlino". A tradução seria "O troco do Carlino". Circula na região da Emilia-Romagna, onde estão cidades como Parma e Bologna.

Há algum tempo, existia na região um jornal que se chamava "Il Carlino". Esse era, na verdade, o nome dado à moeda necessária para comprar o jornal (é como se tivéssemos um jornal de R$ 1 chamado "O Beija-Flor").

Com o passar do tempo, o preço do jornal subiu, e um carlino não bastava mais para comprá-lo. Com isso, sobrava troco, que era utilizado para comprar qualquer outro diário. Para não perder leitores, a editora decidiu lançar um jornal menor, que custasse o preço do troco do Carlino, dando origem ao nome em italiano da publicação. Hoje, se não me engano, "Il Carlino" não existe mais. Mas "Il resto del Carlino" é um dos principais jornais da Romagna.

Aliás, esta é uma característica do jornalismo impresso italiano, a forte divisão dos jornais nas regiões. Os principais, de âmbito nacional, produzem edições regionalizadas. Entre os grandes, estão o Corriere della Sera (Milão), La Repubblica (Roma), Il Tempo (Roma), La Stampa (Turim) e periódicos esportivos diários, como a Gazzetta dello Sport (publicado em papel rosa) e o Corriere dello Sport.

0 Commentários:

Postar um comentário

<< Home